5 brincadeiras para crianças de 2 a 3 anos



Confira 5 brincadeiras que pais e educadores podem usar com crianças de 2 a 3 anos. As atividades podem ser encontradas no livro "Brincadeiras e atividades recreativas" de Gladys B. de Vila e  Marina Muller, que iremos disponibilizar para a venda aqui nessa postagem em breve. O livro conta com com várias brincadeiras para criança de 6 meses a 6 anos.

QUEM É
Participantes: adulto e um pequeno grupo de crianças
Objetivos: reconhecimento de vozes, sua procedência em relação ao espaço, identificação das pessoas
Atividades: brinca-se de fazer visitas. "Dentro de casa" estão o adulto e uma das crianças. Uma delas chama ou bate na à porta, ao que "o dono da casa" pergunta: "Quem é?". E o visitante responde:"Sou eu". Deve-se identificar o visitante pela voz. Todas as crianças participam, cada qual na sua vez.

ZOOLÓGICO
Participantes: adulto e pequeno grupo de crianças
Objetivos: identificação de vozes e gestos de animais, desenvolvimento da representação simbólica
Atividades:  o adulto fica à frente das crianças e imita um animal (gato, cachorro, cavalo, vaca, ovelha, asno, galinha, pato, passarinho etc.).
As crianças o imitam e dizem o nome do animal. As maiores o representam através da mímica.

QUE RUÍDO É ESTE
Participantes: adulto e um pequeno grupo de crianças
Objetivos:distinguir, pela intuição, sons, velocidades, posturas do corpo e desenvolver a capacidade de representação através de símbolos
Atividades: o adulto faz uma dramatização dos movimentos e do som de um veículo qualquer (trem, avião, carroça, barco, bicicleta, automóvel etc.) e as crianças o imitam, identificando o veiculo.
Uma variação do mesmo jogo consiste na imitação de ruídos produzidos por objetos existentes na casa (campainha, telefone, porta, eletrodoméstico etc.)

PARA MIM E PARA VOCÊ
Participantes:adulto e uma ou duas crianças
Objetivos: coordenação psicomotora, noções de espaço, aprendizagem da socialização e de partilha da propriedade
Material: uma bola grande e leve
Atividades: os participantes sentam-se no chão, com as pernas afastadas de tal modo que os pés de um fiquem em contato com os pés do outro, formando assim um espaço fechado. Fazem, então, girar a bola, passando de um para o outro.

IR E VOLTAR
Participantes: adulto e criança
Objetivos:coordenação psicomotora, noções de espaço
Material: uma bola grande, leve e colorida
Atividades: a criança joga a bola e vai buscá-la. Enquanto vai repetindo o exercício, pede-se que jogue a bola para mais longe, mais perto, para um lado e para um outro.

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